SIGA O MEU BLOG

domingo, 28 de junho de 2009

EXÍLIO NA PRÓPRIA PÁTRIA (Ode a Gonçalves Dias)


Rhosa Ferreira*

Minha em árvores em extinção,
Queimadas ou roubadas,
Tem tráfico de pássaros belos,
Cantores de exótica plumagem.

Nosso céu tem muitas estrelas
Ofuscadas por cinzento fumaceiro.
Nossas várzeas inundadas,
Ou demasiadamente secas.
Nossos bosques desrespeitados.

A noite perigos grandes traz -
Violência, morros, balas perdidas...
Assaltos. Sobressalto-me -
Prisioneira da própria liberdade!

Minha terra tem corruptos políticos
Roubando do povo a boa fé,
Ensinando a descrença,
Multiplicando a miséria.

Não permita Deus que eu morra
Sem que veja renascer a esperança:
Sem que desfrute os primores
De toda a vida...
Sem que aviste por toda parte
O Bem maior dos que lutam a cada dia:
- a Dignidade resataurada!

*Artista plástica, poetisa e membro da Academia de Letras de Machado-MG.

Nenhum comentário: