SIGA O MEU BLOG

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A OBRA DE CARLOS GOMES ( Larissa Ferreira Lucio)


             Quem sabe?

Quem poderia imaginar que um campineiro, sem recursos, sofrido, apelidado de Nhô Tonico  conquistaria o mundo com uma música de ópera mais brasileira do que nunca em um estilo romântico?  Só mesmo com muito talento!Talento que o engrandeceu, o fortificou e o levou além das fronteiras do nosso país, sendo o primeiro compositor brasileiro a ter suas obras apresentadas no Teatro All Scala, na Itália!

O músico ANTONIO CARLOS GOMES, nasceu na cidade de Campinas em julho de 1836. A mãe, Fabiana Jaguari Gomes, fora assassinada aos vinte oito anos de idade, e o pai Manuel José Gomes, o Maneco Músico,  criou todos seus filhos com muita dificuldade e com eles formou uma banda iniciando-os nas primeiras notas musicais.

Nhõ Tonico alternava o trabalho em uma alfaiataria e o  aperfeiçoamento em seus estudos. Aos vinte e três anos, apresentou-se em vários concertos com pai e, nessa mesma época, compôs o Hino Acadêmico das Faculdades de Direito.

Recebeu bolsas para estudar em bons conservatórios rumo à Corte, porém não tinha recursos para partir, até que  apresentou-se pela primeira vez no Teatro de Ópera Nacional, onde foi levado para casa por uma multidão que o aclamava sem cessar.

A primeira ópera do  compositor foi  A Noite do Castelo. Dois anos mais tarde, compôs a ópera Joanna de Flandes, o que lhe rendeu uma mesada do imperador para estudar na Europa. Segundo Vasco Mariz (2000) a  bolsa de estudos era  para a Alemanha, mas o sonho de Carlos Gomes era a bela Itália e somente com a intercessão da imperatriz Tereza Cristina, filha do rei de Nápoles, foi possível a  mudança de destino. 

Feliz com a etapa conquistada, porém com coração apertado por deixar sua amada Ambrosina, sua primeira paixão. Tal tristeza resultou na bela música, Quem Sabe, cantada até hoje por nossa geração.

Nhô Tonico partiu em dezembro de 1863 levando consigo uma carta de recomendação do imperador para o rei Fernando de Portugal a ser entregue ao maestro Lauro Rossi diretor do Conservatório de Milão.   

As condições da bolsa previam uma grande obra nos primeiros dois anos de permanência na Itália. Nesta época, a ópera italiana dominava o mundo e Milão, a capital industrial, mantinha um público sofisticado e grandes editoras, consequentemente, a aceitação de um artista era muito rigoroso  e Carlos Gomes tinha em suas mãos a abertura para  conquistar todos os teatros o mundo.

Nosso compositor iniciou-se na Itália com um estilo ligeiro, ou seja, popular, chamando a atenção do público mais sofisticado para sua  música. Reconhecendo tal fato ele dizia: “Aquela musiquinha de realejo me ajudou a abrir as portas do Scala”.

A Grande ópera prometida para o imperador estava finalizada em 1870, O Guarani, e em março desse mesmo ano, foi estreada mais de 12 vezes com inúmeros aplausos. No seguinte, houve 15 récitas. Agora, o que tudo isso quer dizer? O que o Guarani, em especial, significou para o Brasil?

A partir da noite memorável de 1870, o Brasil nasceu para o mundo musical. Esse é o verdadeiro significado de O Guarani, a ópera nacionalista, uma mistura da essência das músicas de realejo e de ópera italiana.

Apesar de não ser sua maior obra, foi a que o imortalizou. Voltou ao Brasil diversas vezes para apresentações e por fim tomar posse do cargo de diretor do Conservatório do Pará, mas já  estava com a saúde muita debilitada.

Faleceu em 16 de setembro de 1896 no estado paraense, não chegou a assumir seu cargo no Conservatório. O corpo do compositor ficou exposto no conservatório de Música no Pará por 2 dias e após isso, ele foi sepultado em Campinas, sua cidade natal.



Larissa Ferreira
Licenciatura em História
Cesec- Machado
Pós Graduação em Psicopedagogia e Educação Inclusiva

Nenhum comentário: