SIGA O MEU BLOG

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

RAIZ SUL MINEIRA

Oriel Rezende (o mestrando Buiu) fundou em Caçapava (SP), o grupo de capoeira “Caminho do Sol”. Posteriormente, Oriel ao mudar-se para a cidade de Alfenas-MG, alterou o nome para “Raiz Catinguelê”. 

 Como o número de pessoas interessadas cresceu, passou a designar-se definitivamente como “Raiz Sul Mineira”. Graças ao seu fundador, o grupo se espalhou em várias regiões do Brasil e Europa.

Trazida pelos escravos, a capoeira “Angola” (tradicional e de movimentos lentos), passou por algumas modificações, gerando novos estilos como: o “São Bento Pequeno”, ”Angolinha”, “Yuna” (jogada antigamente só pelos mestres); a “Benguela” e o “São Bento Grande”(este último de movimentos rápidos e ligeiros)

Em Machado, o Raiz Sul Mineira tem como responsáveis pela sua divulgação e desenvolvimento, os integrantes: Altieli Aparecido dos Santos, e Aclésius de Souza Mota que se dedicam de corpo e alma a este esporte. Altieli aprendeu os primeiros movimentos com o amigo Marcelo (que praticava  há algum tempo com o mestre Falcão).

Aclésius se interessou ao ver alguns praticantes “jogando” (praticando) na rua onde mora. “Aquilo trouxe-me uma energia positiva a qual nunca mais me deixou.”, disse.

O grupo não tinha, até então, um local apropriado para exibições. Mas, com o empenho da Presidente Sueli (Associação dos Congadeiros de Machado-MG), esse problema deixou de existir. Tempos depois, Altieli e Aclésius foram convidados pela Diretora Dona Luíza (E.E. Paulina Rigotti) a fazerem parte do Projeto “Tempo Integral” onde ensinariam aos alunos a origem, a arte e filosofia da capoeira.

Um projeto que visa trabalhar com os alunos do C.A.I.C e A.P.A.E, foi  desenvolvido por Altieli e pelo Prof. Paulinho Siqueira.

O Raiz Sul Mineira de Machado agradece o apoio dos seguintes patrocinadores: Sr. Adilvo (Bomboniere), Venak Tecidos, Supermercado Alaska, Todescato, Supermercado Silva e Café Itaguaçu.


O som do berimbau unindo Brasil e África... É a capoeira...!

Nenhum comentário: